Talvez para entendermos o que é rede social devemos dizer o que não é
rede social. Parece estranho né? Mas na verdade o que muitas vezes
julgamos ser uma rede social não é, por exemplo: Você sabia que Facebook
e Twitter não são redes sociais? Pois é, você não está sozinho nessa!
De acordo com Augusto Franco, essas popularmente chamadas “redes
sociais” são apenas ferramentas facilitadoras da comunicação, ou seja,
uma rede social constitui-se de laços, sejam familiares, sociais,
culturais etc. A partir do momento em que criamos uma rede social ela
tem a capacidade se mover com a gente, podemos ter acesso a inúmeras
ferramentas ( Facebook, Twitter, Orkut, MySpace) mas a nossa rede, os
nossos laços, sempre estarão por perto.
As redes sociais podem ser divididas em três categorias distintas. São elas : Centralizada, descentralizada e distribuída.
De acordo com o modelo de Broadcasting, rede centralizada consiste em
informações que partem de um nó centralizado gerando outras informações
que são distribuídas para os demais nós. Sendo assim o poder de controle
e distribuição fica concentrado apenas na fonte emissora. Exemplo, a
Televisão.
A redes descentralizadas basicamente são várias redes
centralizadas conectadas entre si, a partir dessas redes centralizadas
surgem outros nós capazes de distribuir e centralizar informações
gerando então uma hierarquia.
Já na rede distribuída não existe
centro, todos os nós podem enviar ou receber informações de outros nós.
Dessa maneira não há poder hierárquico, cada nó possui sua própria
característica, ninguém manda nele a não ser ele mesmo.
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